A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados. Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc.
Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
As cores estão associadas diretamente à luz, já que são diferentes as radiações da luz solar, é só pensar num arco-íris que fica claro esta explicação; não podemos esquecer que quando falamos de radiação de luz solar, imediatamente pensamos em energia e que toda energia tem frequência de vibrações. Tudo que tem vida depende do sol e de sua luz, todos os ciclos vitais e a bioquímica do corpo dependem do ciclo da luz. Em 1665, o físico Isaac Newton (1643-1727) descobriu que a luz branca aplicada sobre um prisma transparente triangular se decompunha em sete cores fundamentais, que correspondem as vibrações diferentes do Espectro Luminoso; e que a luz é constituida pôr corpusculos que se deslocam em linha reta e com velocidade constante nos meios homogênicos. A sensação das cores é produzida primeiro na retina, provocando depois um efeito psicológico; isto ocorre devido as frequências peculiares de vibração que temos que são emitidas fisicamente, como o calor energético através de nossos tecidos e orgãos que por sua vez emitem cores.
A vida de forma geral, e até os objetos inanimados, tem frequências vibratórias que emitem cores; essas vibrações coloridas mudam de acordo com o estímulo apresentado. Por exemplo: uma pessoa que faz muito esforço físico pode alterar sua frequência vibratória emitindo uma cor de acordo com esta frequência, podendo até ocasionar doença. As notas musicais, por exemplo, são identificadas pela sua frequência vibratória, e estas também possuem cores próprias. Foi comprovado que a preferência das cores em determinados momentos da vida de uma pessoa está ligado diretamente com o estado emocional em que ela se encontra. Tendências a usar determinados tons e cores não ocorrem ao acaso, e sim devido a sintonia de frequência vibratória que existe entre o estado emocional do momento com a da cor escolhida. O poder de atração realizado por reciclagem energética é tão automatizada que se não prestarmos atenção não perceberemos esta sintonia. A atração por determinada cor significa que há identificação com seus atributos e sua influência; isto é, as pessoas possuem na alma a mesma tônica vibratória daquela cor de preferência e buscam sempre, mesmo inconscientemente, o contato com esta cor.
Manter a sintonia de frequência vibratória entre a cor usada e o momento emocional, significa conservar o seu campo vibratório em determinada amplitude de frequência o que favorecerá o estado naquele momento. Atualmente os grupos espíritas, na linhagem de Allan Kardec, os Rosa-Cruzes, os Teosofistas, os Druistas e outros, tem utilizado em grande escala os recursos da cromoterapia.
A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito. Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento. Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria. Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.
Cromoterapia é um tratamento terapêutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico. O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuídos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos. A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura.
Propriedades terapêuticas das cores
Vermelho: Dá energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre. Dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas.
Alaranjado: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo.
Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto.
Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia a insônia.
Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia.
Índigo: Ação coagulante. Atua diretamente na corrente sangüínea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.
Violeta: Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz medos e angústias, diminui a irritação.