Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.
No entanto os grandes problemas éticos se encontram na família, sociedade civil e Estado, conforme:
. Na família, hoje se colocam de maneira muito aguda as questões das exigências éticas do amor. Segundo Paulo Freire a libertação não se dá pela simples troca de papéis: a libertação da mulher liberta igualmente o homem.
. Em relação à sociedade civil o bem e o mal não existem apenas nas consciências individuais, mas também nas próprias estruturas institucionalizadas de um sistema.
. Em relação ao Estado os problemas éticos são muito ricos e complexos. A liberdade do individuo só se completa como liberdade do cidadão de um Estado livre e de direito.
"Saber é poder", dizia o grande iluminista Francis Bacon e atualmente a experiência nos mostra que existe uma maldosa dialética neste lIuminismo, nos ajudando a assumir em nossa vida de maneira mais ética, e, neste sentido, mais livre e mais humano.
Todos os dias nossas vidas, nossas relações pessoais e profissionais, nossas atitudes são moldadas por idéias e conceitos que "moram" dentro de nós.
Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e• nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.
Agir eticamente é agir de acordo com o bem. A maneira como se definirá o que seja este bem, é um segundo problema, mas a opção entre o bem e o mel, distinção levantada já há alguns milênio, parece continuar válida.
Então... resta-nos responder: sou ético o bastante para ser virtuoso ou apenas para sobreviver em uma sociedade em que o materialismo domina.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
SOU ÉTICO?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário