quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ingredientes para liderar bem em 2012


“Penso sobre o ontem, sonho com o amanhã, mas vivo o hoje”

Steve Jobs
A dignidade no tratamento às pessoas, a abertura nas relações interpessoais, o espaço para a participação e o diálogo são fatores determinantes para se exercer uma boa liderança. As pessoas produzem mais quando se sentem bem. Colaborador feliz quase sempre é igual a aumento de produtividade e mais lucro para todos.
Mas, para isso, torna-se fundamental que o líder cuide muito bem de sua equipe. Um dos fatores mais importantes é a relação desse líder com o liderado. É possível criar regras específicas de crescimento, investimentos em treinamentos e metas mais desafiadoras. Outro ponto importante é integrar diferentes gerações em um mesmo local. É possível aprender com todos, principalmente com as pessoas jovens, que podem trazer ideias novas para o ambiente corporativo.
Os investimentos que muitas empresas fazem no sentido do crescimento técnico e profissional desvinculado do desenvolvimento humano integral acaba por ter efeitos de curto prazo. Um outro aspecto fundamental para exercer uma boa liderança é dizer claramente aos colaboradores o que se espera deles. Mas como fazer isso corretamente? Oferecendo feedback, ou melhor, dando retorno às pessoas de suas ações e comportamentos. O feedback é uma das técnicas mais eficazes e poderosas de comunicação e uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento humano. Com ele, é estabelecido um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação.
Por meio do feedback, encontramos pontos valiosos do outro, criamos uma abertura e construímos uma comunicação mais eficaz, tornando o diálogo mais agradável e leve, e eliminando, assim, algumas das principais causas de conflitos, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Infelizmente, poucos são habilidosos para dizer o que precisa ser dito sem ferir ou magoar o outro.
Os líderes também devem ter consciência de que, além das palavras, há um mundo infinito de nuances e prismas diferentes que geram energias ou estímulos percebidos e recebidos pelo outro, e é por meio deles que a comunicação se processa. Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um franzir de cenho, um levantar de sobrancelhas pode comunicar muito mais do que aquilo que está contido em uma mensagem manifestada com palavras.
Outro ponto muito importante para liderar com sucesso é a delegação. É interessante ressaltar que delegar não significa se isentar da atividade, ou seja, a responsabilidade continua sendo de quem delegou. Existem seis passos importantes para delegar com sucesso, distribuídos em:
  1. Fazer uma lista do que precisa ser feito.
  2. Classificar por prioridades.
  3. Responder às seguintes questões: “Quais tarefas só você poderia fazer?", "Quais delas você poderia dividir com outras pessoas" e "Quais poderiam ser feitas totalmente por outras pessoas com ou sem orientação sua?”.
  4. Escolher as prioridades a serem delegadas.
  5. Definir o objetivo de cada trabalho (por que aquilo precisa ser feito?).
  6. Definir suas expectativas (como deve ficar depois de pronto?).
Não existe liderança sem credibilidade. Pode-se impressionar pessoas de longe, mas é preciso chegar perto para influenciá-las. A qualidade essencial do líder não é a perfeição, mas, sim, a credibilidade. Passa-se a ganhar credibilidade não fingindo ser perfeito, mas sendo sincero.
Tornar-se um líder é uma das escolhas mais cruciais que alguém pode fazer – é a decisão de sair da escuridão e ir em direção à luz. A decisão sempre esteve e estará em sua mente, em seu coração e em suas mãos.
Fonte: Anderson Rocha é professor e palestrante nas áreas motivacional, liderança e oratória 

Nenhum comentário: