sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Luz, câmera, ação: assalto, tiros, mortos, feridos e discussão... matar ou morrer eis a questão.


Assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica e contra a mulher, cenário de guerra com armas pesadas no centro das cidades, corpos crivados de balas, inocentes imolados pelos pais... triste e lamentável realidade do Brasil, que é considerado um dos países mais violentos do mundo.

A raiz... a fonte... causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança... reação à impunidade... revelia dos fatos... revolta contra a corrupção das autoridades e agentes responsáveis pela segurança dos cidadãos, que infelizmente por não saber em quem confiar... reage... defende-se às vezes com o próprio punho, expondo-se ao sacrifício... perder o maior bem: a vida.

Por ter perdido o referencial de segurança onde neste país a repressão usada pela polícia para combater a violência gera conflitos e insegurança na população, pois o governo, por sua vez, concentra o poder nas mãos de poucos, deixando de lado as instituições que representam o povo.

A estrutura governamental torna a violência necessária, em alguns aspectos, para a manutenção da desigualdade social. Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, pois se são presos sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguições e opressões fazendo que tenham dentro de si um desejo maior e exagerado de vingança. O crime está organizado nos presídios e expande-se, concentrando-se aqui do lado de fora...

É necessário que haja um planejamento de forma que o problema seja tratado como uma
Epidemia... um caos instalado... estado de sítio, se for necessário para que as políticas públicas de segurança reforcem a Educação.

Capacitar equipes específicas não regidas pela força, investir em tecnologia e mudança radical do sistema penitenciário, enfim medidas sérias para que possamos vislumbrar uma sociedade livre, protegida e segura, de forma que não aconteçam fatos lastimáveis onde uma cidadã, profissional e membro de uma família tenha que matar para defender-se... sobreviver nesta selva violenta!

Acorda Brasil! Paz, educação e justiça!

Nenhum comentário: