Sua existência é vital para nós... protetora silente e presente na atmosfera protege a todos indistintamente... embora sejamos lobo do semelhante, ela é o escudo para os seres humanos de algumas radiações solares nocivas à saúde. Foi ela que permitiu, há cerca de 400 milhões de anos, o desenvolvimento de vida na Terra. Antes que esqueça... me refiro à Camada de Ozônio!
O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro, que se concentra na chamada estratosfera, uma região situada entre 20 e 40 quilômetros de altitude. A Camada de Ozônio tem cerca de 15 quilômetros de espessura e é como um anteparo que protege a terra dos efeitos nocivos dos raios solares.
A utilização dos clorofluorcarbonetos (CFCs), substâncias que tem em sua composição o cloro, o flúor e o carbono, utilizadas em produtos como refrigeradores domésticos, comerciais e industriais, entre outros, destruiu uma parte dessa camada em alguns pontos, e a sua redução foi detectada pelos cientistas no início da década de 70. Desde 1987, os CFCs estão sendo substituídos por outras substâncias, visando à reversão desse processo no futuro, com o "fechamento" do buraco na camada.
No dia 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram um documento chamado "Protocolo de Montreal" no qual se comprometiam a parar de fabricar o gás CFC, apontado como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera.
Para comemorar o feito, em 1994, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a data como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Os países signatários, neste dia, procuram meditar sobre a questão e realizar diversos eventos que conscientizem a população sobre o significado do Protocolo.
A destruição da camada de ozônio, ainda que parcial, foi certamente o maior desastre ecológico de todos os tempos causado pelo homem moderno. Hoje, mesmo com a queda do consumo de CFC, o gás ainda é comercializado no mercado paralelo.
Preserve a Mãe Natureza! Reflita... Conscientize-se... Participe fazendo sua parte!
Assista o vídeo - clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=H_my1UoNr4c
Nenhum comentário:
Postar um comentário