domingo, 28 de setembro de 2008

UM CORAÇÃO CRISTÃO...



A Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemoram neste domingo a 9ª edição do Dia Mundial do Coração com o tema "Conheça seu Risco",

A campanha deste ano foca no controle da pressão arterial alta - hipertensão -, transtorno que, embora não apresente sintomas evidentes, provoca danos no coração e nas artérias. Felizmente, é de fácil detecção em uma simples consulta médica.

Com valores acima de 140/90 milímetros de mercúrio (mmHg) - comumente descrito como pressão 14 por 9 -, a probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular ou infarto triplica em relação às pessoas com tensão arterial normal.

Especialistas da OMS e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirmam que pequenas mudanças nos hábitos de alimentação podem reduzir a tensão arterial significativamente. Por exemplo, eliminar da dieta diária 3 gramas de sal representaria uma queda de 20% nas mortes por infarto e mais de 15% nas mortes por doença cardiovascular.

A OMS recomenda a ingestão máxima de 5 gramas de sal por dia, o que equivale a aproximadamente uma colher de café. O sal consumido em um dia não procede unicamente do saleiro, uma vez que 75% do sal que ingerimos já está presente na comida preparada que compramos.

Por isso, a Agência de Padronização de Alimentos britânica (Food Standards Agency) recomenda a presença da informação nutricional do rótulo dos alimentos e escolher, sempre que possível, o que tiver conteúdo de 0,3 grama de sal (ou 0,1 de sódio) ou menos para cada 100 gramas.

A OMS calcula que as doenças cardiovasculares e o infarto causaram 17,5 milhões de mortes em 2005, e prevê que este número pode chegar a 20 milhões em 2015 se a população não tomar consciência de que, em grande parte, evitar esse problema depende de cada um.

A hipertensão afeta atualmente mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, e calcula-se que até 2025 a incidência poderia chegar a 1,5 bilhão, segundo estudos publicados em 2007 pela Associação Americana do Coração.

Especialistas da OMS e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirmam que pequenas mudanças nos hábitos de alimentação podem reduzir a tensão arterial significativamente.

Todos sabem que o coração é um órgão vital. Não podemos viver sem nosso coração. Porém, sendo muito direto, o coração é apenas uma bomba. Uma bomba importante e complexa, mas ainda assim, apenas uma bomba e, como qualquer outra bomba, pode entupir quebrar e precisar de conserto.

É por isso que é importante saber como funciona o coração. Com um pouco de conhecimento sobre o que é bom ou ruim para ele, você pode reduzir significativamente o risco de ter uma doença cardíaca.

O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta ele tem 12 cm de comprimento, 8-9 cm de largura e 6 cm da frente para trás e é mais ou menos do tamanho do seu punho. O peso médio do coração de uma mulher é 250 g e de um homem 300 g. O coração representa menos de 0,5% do peso total do corpo.

As câmaras cardíacas contraem-se e dilatam-se alternadamente 70 vezes por minuto, em média, o processo de contração de cada câmara do miocárdio (músculo cardíaco) denomina-se sístole. O relaxamento, que acontece entre uma sístole e a seguinte, é a diástole.

Todo o sangue entra no lado direito do coração por duas veias: a veia cava superior e a veia cava inferior.

Por que isso acontece desta maneira? Porque o sangue que retorna do corpo é relativamente pobre em oxigênio. Ele precisa ficar cheio de oxigênio antes de retornar ao corpo. Então o lado direito do coração bombeia o sangue para os pulmões para pegar oxigênio antes de ir ao lado esquerdo do coração, de onde volta ao corpo cheio de oxigênio.

O sangue agora retorna dos pulmões para o coração pelas veias pulmonares e vai para o átrio esquerdo que se contrai e o sangue vai pela válvula mitral para o ventrículo esquerdo, que é uma câmara muito importante que bombeia o sangue pela válvula aórtica para a aorta.

A aorta é a artéria mais importante do corpo. Ela recebe todo o sangue bombeado pelo coração e distribui para o resto do corpo. O ventrículo esquerdo tem um músculo mais grosso que as outras partes do coração, porque precisa bombear sangue para todo o corpo contra uma pressão muito mais alta na circulação geral (pressão sangüínea).

A veia cava superior coleta o sangue da metade superior do corpo e a veia cava inferior coleta o sangue da metade inferior do corpo. O sangue sai destas veias entra no átrio direito e quando este se contrai, o sangue sai pela válvula tricúspide e entra no ventrículo direito que por sua vez se contrai e o sangue é bombeado pela válvula pulmonar, para a artéria pulmonar e para os pulmões, onde pega oxigênio.

Fatores que aumentam a freqüência cardíaca: queda da pressão arterial, inspiração, excitação, raiva, dor, hipóxia (redução da disponibilidade de oxigênio para as células do organismo), exercício, adrenalina, febre. Fatores que diminuem a freqüência cardíaca: aumento da pressão arterial, expiração, tristeza...

Por falar em tristeza... esta invade nosso coração... de maneira avassaladora... rompendo a alma... dilacerando sentimentos... motivada pela ausência do amor... este sentimento que é o remédio para a dor e doença deste mundo: a falta de um coração cristão!


Nenhum comentário: