sábado, 27 de setembro de 2008

Um dia especial...


O Dia Nacional do Idoso é comemorado no dia 27 de setembro desde 1999 e no dia 1º de outubro internacionalmente, onde serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O Estatuto do Idoso foi instituído e é regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à saúde, justiça, cultura e sexualidade, além de poder participar da família e da comunidade. Trata-se de um modelo que deve ser seguido em todo o País. Afinal, respeitar e ouvir o idoso é obrigação de toda a sociedade.
Refletir sobre o idoso é pensar o preconceito em relação às pessoas da terceira idade. Analisarmos o sentimento que alimentamos pelos mais velhos, de forma determinada e corajosa, sem tapar o sol com a peneira. Trata-se de atitude importante. Um adesivo de carro expressa de forma forte, irônica e sagaz uma verdade: “Velho é o seu preconceito".
Que a experiência e sabedoria de vida do idosos nos inspire e guie para a construção de um mundo melhor.
Respeitar e ouvir o idoso é respeitar a nós mesmos.

Nenhum comentário: