Habitat (do latim, ele habita) é um local onde seres humanos, animais e plantas podem conviver de forma sustentável. Como hoje a degradação do mundo é muito grande, nosso desafio passa a ser desenvolver novos habitats, ou seja, construí-los. Planejar e monitorar um habitat significa muito mais do que criar um ecossistema para pássaros, sapos e outras formas de vida silvestre.
As previsões são de que no ano de 2050 o mundo tenha cerca de 6 bilhões de pessoas, ou seja, dois terços da população mundial viverão em cidades, devido a um processo de urbanização face às migrações e o crescimento urbano onde as pessoas são atraídas para os centros urbanos em busca de oportunidades e condições de vida melhores.
Entretanto as cidades possuem uma realidade diferente, pois são lugares de profundo desespero onde proliferam bairros degradado que atualmente abrigam 01 um bilhão de pessoas e um em cada três habitantes das zonas urbanas, vivem em bairros degradados.
Necessário se faz que as políticas públicas e os governos planejem e realizem uma urbanização sustentável e que os gestores das cidades fomentem a inclusão sócia apoiado pelas ornanizações não-governamentais, o setor privado e os cidadãos de todo o mundo redobrem os seus esforços.
Neste Dia Mundial do Habitat, 02 de outubro, possamos refletir como habitantes deste habitat chamado Terra, qual e de que forma como atores desta realidade podemos trabalhar em conjunto para resolver um dos principais problemas que a humanidade enfrenta no século XXI.
Com certeza... o primeiro passo é exercer a cidadania com consciência... votar em representantes que realmente estejam comprometidos com esta luta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário