terça-feira, 7 de outubro de 2008

HOMENAGEM AOS COMPOSITORES.



Formar algo a partir de várias coisas... A arte de compor preenche os requisitos de tornar a música uma das formas de espetáculo que prende a atenção, induz uma espécie de paragem no tempo do ouvinte.

Ao compor o artista expressa o fluir do sentimento que são traduzidos em letras e música que preenchem o espírito, deixando-o alerta, seja pela novidade, seja pela manutenção de uma expectativa.

A arte da execução é a que diz respeito à transmissão da intencionalidade do compositor. Nem numa nem noutra há receitas, apenas se podem apontar erros mais ou menos óbvios ou sutis, e por isso nada é definitivo em arte.

No entanto, nada do que acima vem dito joga com a própria natureza das idéias, isto é, se uma idéia é bela ou não, isso pouco importa se não for aproveitada com a beleza que lhe corresponde. Uma melodia não encerra essencialmente nada de estético. É, no entanto, o que mais de pessoal existe num compositor.

Os compositores só têm um carisma se tiverem uma linguagem, como que um conjunto de "tiques" na melodia.

Neste dia 7 de outubro onde comemora-se o DIA DO COMPOSITOR rendemos nossa homenagem a este artista... arquiteto da beleza... geômetra da rima... poeta lírico que embala o sentimento e nos torna mais humanos.

Nenhum comentário: