“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.
E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de princípios e a instituição de métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos.
Resolvemos conjugar nossos esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso, nossos respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de 'Nações Unidas”.
Com este preâmbulo a Carta das Nações Unidas – documento de fundação da Organização - expressa os ideais e os propósitos dos povos cujos governos se uniram para constituir as Nações Unidas.
Este organinismo foi fundado em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), logo após a Segunda Guerra Mundial, onde contou inicialmente com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial.
Atualmente, conta com 192 países membros, sendo a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembléia Geral entre outros. O Conselho de Segurança é formado por cinco países (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) que tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.
A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.
A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:
. Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
. Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
. Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
. Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.
As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Neste 24 de outubro, comemora-se 63 anos de fundação deste tão importante organismo mundial, cuja condição de admissão é que o país seja amante da Paz e que aceitem as obrigações contidas na Carta, possam os governos aprofundarem a prática da defesa dos direitos, dignidade, valor, igualdade de direitos e, principalmente cumprimento dos tratados, de forma que o progresso social e melhoria na qualidade de vida dentro sob o manto da Liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário